Quem somos?
A SAFE – Associação para a Dinamização e Formação em Escalada, nasceu em 2013 mas carrega a herança e a responsabilidade de quase 20 anos de grandes realizações em formação e atividades de escalada.
Sendo uma associação sem fins lucrativos, a sua ação baseia-se nos ideais do desporto em geral e na modalidade de escalada em particular. Tem como objetivo principal a organização de cursos de formação, workshops, atividades e outros eventos, por forma a dinamizar, promover e divulgar a escalada em todas as suas vertentes.
A Associação tem ainda como objetivo representar os interesses dos seus associados a nível nacional e internacional, assim como estabelecer relações com Associações/Federações Nacionais e Internacionais, divulgar informação respetiva à modalidade e defender a ética desportiva e os princípios de lealdade, solidariedade e respeito pelo meio ambiente.
É a paixão pela escalada e pela aventura que nos une, e é esta ligação que a SAFE pretende partilhar e dinamizar em Portugal. A nossa missão é levar a escalada a cada vez mais pessoas, utilizando a partilha de conhecimentos especializados e o convívio como pilares fundamentais para a dinamização da escalada em Portugal, e consequente aumento da comunidade escaladora no país.
Pretendemos formar escaladores de todas as idades em várias vertentes da escalada — desportiva, multi-largos e clássica — assim como favorecer a formação de monitores especializados e certificados pela UIAA, como forma de garantir a prática do desporto em segurança.
Dentro do âmbito da fomentação e desenvolvimento da escalada, pretendemos ainda criar novas escolas de escalada, assim como fazer a manutenção de escolas de escalada existentes, promovendo vários municípios como adequados para a prática da modalidade, e aumentando o número de locais onde é possível escalar em Portugal.
A SAFE pretende tornar-se a associação de formação e desenvolvimento da escalada por excelência, oferecendo cursos e atividades que visam promover o convívio e a formação de escaladores, de forma segura, profissional e certificada.
Pretendemos ser reconhecidos como a melhor associação nacional para a formação em escalada, oferecendo um serviço completo e de qualidade, tendo como pilar fundamental a segurança do escalador.
A SAFE, rege-se por regras de conduta pautadas por comportamentos éticos que acreditamos devem ser seguidos não só no desporto em geral, mas também na vida diária de cada um.
Incentivamos os nossos associados a partilharem os nossos valores e o gosto pelo conhecimento e preservação da natureza, assim como a utilização e acesso às escolas de escalada de modo responsável, com respeito pelo ambiente e pela restante comunidade de escaladores e não só.
- Dignidade Humana, em particular no que respeita à igualdade de direitos.
- Liberdade e Felicidade, enquanto praticantes e comunidade.
- Preservação da Natureza, incluindo atenção às espécies ameaçadas.
- Solidariedade, privilegiando o trabalho de grupo e a não-discriminação.
- Desenvolvimento Pessoal, como contributo para a realização do indivíduo.
- Verdade, como valor intrínseco e requisito para a avaliação do desempenho.
- Excelência, como forma de garantir objetivos elevados e renovados.
- Aventura, resultante do equilíbrio entre competências e riscos.
- Responsabilidade Social
Dentro do âmbito da Responsabilidade Social, queremos usar a escalada como veículo para uma sociedade mais verde e responsável, consciente e sensível à natureza que nos rodeia.
Nesse sentido, pretendemos:
- Dinamizar os concelhos afetados por catástrofes naturais (e.g. 2018, os fogos que assolaram o centro do país) com o equipamento de novas escolas de escalada por forma a promover as regiões com a deslocação de escaladores para as mesmas.
- Fomentar a escalada entre os mais jovens, através de cursos especialmente desenhados para este público-alvo.
- Manutenção de escolas de escalada SAFE, para garantir o bom estado do material e a segurança dos escaladores.
- Desenvolvimento de parcerias com projetos e entidades externas que pretendam impulsionar a escalada em todas as suas vertentes.
- Promover a escalada em associações desfavorecidas, como um meio de motivação para os jovens e contributo social.